Conheça Içara

O município que mais cresceu, em 2017, na região da AMREC.


Içara é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Está situada no litoral do extremo sul catarinense. Localizada a 92 quilômetros de Laguna e a 180 de Florianópolis, na região carbonífera, Içara foi povoada a partir do início do século XX, quando imigrantes italianos vindos de Criciúma desbravaram o sertão e instalaram-se por aqui. Antes fazendo parte de Criciúma, o município foi emancipado em 30 de dezembro de 1961.  Segundo censo do IBGE/2014, a população é de 52.284 habitantes.

Içara recebeu este nome em função da “Içaroba”, um tipo de palmeira com nome indígena abundante na região. Atualmente a cidade é a maior produtora de mel de Santa Catarina.

No desenvolvimento econômico, Içara foi o município que mais cresceu entre as cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) no ano de 2017. Cresceu o dobro da média da Região. E entre os municípios que têm um Produto Interno Bruto (PIB) entre R$ 250 milhões, foi o que mais cresceu do Sul de Santa Catarina, ou seja, das três microrregiões: Amrec; Extremo Sul (Amesc) e Região de Laguna (Amurel), superando inclusive Imbituba, que teve grande crescimento em razão do porto.

Atualmente, na indústria, Içara é a maior produtora brasileira de descartáveis plásticos. Também é a segunda maior exportadora brasileira de implementos rodoviários e segunda maior exportadora de mel industrializado de Santa Catarina, além de figurar entre os cinco maiores exportadores brasileiros de mel industrializado.

 

 

Cidade do mel

Içara é conhecida como a “Capital do Mel” em Santa Catarina, e é uma das maiores produtora de mel do Brasil, exportando para vários países da Europa e América Latina. Mais de 20% dos apicultores do Sul Catarinense são de Içara. Apesar de o o mel não ser mais a principal atividade econômica do município, Içara continua referência nacional.

 

 

 

Turismo Religioso

O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado no Bairro Morro Bonito, em Içara, é o segundo maior de Santa Catarina e só perde para o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC). Tem capacidade para abrigar cinco mil pessoas, sendo 1,5 mil sentadas. Além do santuário, existem outras construções e uma via sacra nos 13,5 hectares. A Casa do Reitor, a Casa do Peregrino, a Praça de Nossa Senhora, a Capela de São João Paulo II, a Capela de Santa Faustina, Santa e Capela de Gêtsmani, além do Convento Divina Misericórdia.

 

Central de Atendimento


48 3432.3429 48 99179.4837

Horário de atendimento
Segunda a Quinta das 8h às 18h | Sexta-feira das 08h às 17h
Rua Cel. Marcos Rovaris, nº 698, Ed. Talismã Trade Center - 1º Andar
Centro – Içara - SC - CEP 88820-000

Cadastre seu e-mail e receba novidades