Notícias /

Três lições que as visitas técnicas proporcionaram no primeiro semestre

A Associação Empresarial de Içara adaptou eventos e criou novas ações em 2021, como a edição digital do Seminário de Empreendedorismo e Inovação, além do Feirão de Empregos no ACII Indica. Mas as transformações ainda não cessaram, nem vão parar. Novas soluções devem ser disponibilizadas para a cidade a partir do segundo semestre. E, para inspirar os diretores e colaboradores no atendimento das demandas, uma agenda especial foi planejada com visitas técnicas a entidades do sistema Facisc que fomentam o desenvolvimento. O roteiro iniciou por Orleans no dia 19 de maio, passou por Rio do Sul no último dia 23 e foi concluído em Criciúma nesta quarta-feira, dia 30.

“Não poderíamos deixar de visitar nossa coirmã mais próxima para este processo de aprendizado. Cada visita foi muito importante, pois trouxe diferentes visões e realidades, mas sempre com o mesmo objetivo: desenvolver o empreendedorismo. Agradecemos pela receptividade nas três cidades. Temos grandes projetos para a Associação Empresarial de Içara e este relacionamento com outras entidades nos mostra que estamos em sinergia”, enaltece a presidente Adriana Mara de Oliveira.

Criciúma – Ser grande é mais do que ter um prédio

A Associação Empresarial de Criciúma foi fundada em 18 de junho de 1944 para buscar novos horizontes e perspectivas. A economia, naquela época movimentada principalmente pela extração do carvão, ainda tinha dificuldade no acesso a agências bancárias e serviços comerciais para que as empresas ganhassem força. Esse movimento cresceu à medida em que novos avanços foram conquistados e, hoje, mobiliza mais de 1,7 mil empresas e 25 núcleos numa das maiores estruturas associativistas de Santa Catarina.

O Centro Empresarial em que a Acic administra tem quase 7 mil metros quadrados. Entretanto, a grandeza da associação não está somente no prédio, mas nas ações realizadas na cidade com 217,3 mil habitantes – 5ª mais populosa de Santa Catarina. A entidade é modelo de governança com 17 colaboradores e também de projetos estratégicos que impactam em toda a região, principalmente na educação, com uma agenda extensa de capacitações e premiações que valorizam os alunos e professores. A apresentação dos trabalhos e projetos foi realizada pelo presidente Moacir Dagostin em conjunto com a executiva Maria Julita Volpato Gomes na tarde desta quarta-feira, dia 30.

Rio do Sul – Inovação depende de ação

Rio do Sul tem aproximadamente 72 mil habitantes, é a 19ª maior população de Santa Catarina, referência em associativismo e inovação. A Associação Empresarial (Acirs) é parte ativa desse processo com a mobilização – e agora administração – do Centro de Inovação Norberto Frahm (Cinf), um espaço compartilhado por entidades locais para desenvolver a cidade; a realização da Fersul, uma grande feira anual com atividades de capacitação, networking e de divulgação setorial; além da participação no Conselho de Desenvolvimento de Rio do Sul, onde são monitoradas ações estratégicas para a cidade.

A Acirs foi fundada em 12 de agosto de 1945 para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Alto Vale do Itajaí e, dentro desse propósito, atualmente conta com mais de 650 associados, tem 20 núcleos empresariais e 12 colaboradores dentro do Cinf. A gestão é realizada em um ambiente compartilhado, assim como os dados e metas. A apresentação da estrutura, dos projetos e da organização interna para a Associação Empresarial de Içara foi realizada pelo presidente da Acirs, Jean Sandro Pedroso, pelo vice-presidente, Cleiton Pamplona Peters, em conjunto com os demais integrantes da equipe no dia 23 de junho.

Orleans – Representatividade gera engajamento

A Associação Empresarial de Orleans foi criada em 28 de setembro de 1970 e, desde então, está em constante atualização para desenvolver as empresas locais e transformar a cidade por meio do empreendedorismo. Entre as ações realizadas para fortalecer ainda mais a entidade e o movimento associativista está a ampliação da diretoria com representantes de segmentos diversos da economia. Além disso, a Acio investiu na criação de procedimentos operacionais padronizados para a preparação dos colaboradores e o aumento na eficiência de cada atendimento.

Tudo é também pensado nos mínimos detalhes, desde a exposição da marca dos mais de 200 associados nos ambientes físicos e virtuais, até a formação de um espaço de memórias da entidade, a homenagem a cada empreendedor que faz Orleans crescer e ainda as capacitações que geram resultados. A entidade possui ao todo dois colaboradores, tem dois núcleos empresariais e está localizada no coração do município com mais de 23 mil habitantes – 57º maior em população em Santa Catarina. A apresentação foi realizada em 19 de maio com a participação da presidente, Thayni Librelato; o sucessor (já empossado), Italo Zomer; o vice-presidente regional Ubirajara Francisco Machado Pickler, além da equipe da Acio.