Sul Conecta: evento online pela retomada do desenvolvimento na região Sul

Promover a conexão da região Sul de Santa Catarina em torno da retomada do desenvolvimento. Esse é o propósito do Sul Conecta, evento online e gratuito que acontece no dia 15 de outubro. Realizada pelo Sebrae/SC, a iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas, empreendedores e lideranças regionais que, além da retomada, também buscam uma visão positiva e conjunta para 2021. Quem tiver interesse em acompanhar – totalmente online e gratuito – deve realizar uma inscrição prévia através do link sebrae.sc/sulconecta.

Com belezas naturais, infraestrutura e posição geográfica favorável, tendo em vista que está situada entre duas capitais, a região Sul catarinense tem se desenvolvido, nos últimos anos, de forma individual em suas microrregiões – Extremo Sul (Amesc), Região Carbonífera (Amrec) e Região de Laguna (Amurel). Nesse contexto, são realizados eventos anuais nos principais polos das três microrregiões com o objetivo de gerar negócios, compartilhar conhecimento e proporcionar oportunidades de inovação.

“É hora de conectarmos todas essas capacidades existentes no Sul de Santa Catarina e promovermos uma agenda positiva que traga novas possibilidades para a retomada das atividades e adaptação ao que está se tornando natural, com cuidados individuais, mas pensando no coletivo”, ressalta o gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Os eventos anuais que darão apoio ao Sul Conecta são o Fórum Aciva de Networking (FAN), de Araranguá; a Expomais, de Criciúma; o Seminário de Empreendedorismo e Inovação (SEI), de Içara; e o Festival de Eventos do Sul (Feincos), de Tubarão. Normalmente presenciais, essas ações não serão realizadas em 2020 devido a pandemia de Coronavírus. No entanto, o Sul Conecta é uma iniciativa conjunta do Sebrae/SC e das entidades organizadoras e apoiadoras dessas iniciativas regionais.

Parceria com a ACII

“Este foi um ano de transformações, de olhar para dentro das empresas e instituições, rever processos, melhorar rotinas, reavaliar prioridades e também trabalhar novos formatos de comunicação. A necessidade de relacionamento não mudou, nem o desejo de consumo, mas, devido ao distanciamento físico das pessoas, novas ferramentas passaram a ter mais importância para empresas e consumidores. Aqueles que conseguiram enxergar suas deficiências e criar oportunidades, sairão muito melhores e terão um crescimento acelerado. O Sul Conecta será uma oportunidade de refletir sobre os últimos meses e traçar planos para um novo período econômico mundial que impactará desde as pequenas empresas até grandes organizações”, pontua a presidente da Associação Empresarial de Içara (Acii), Adriana Mara de Oliveira.

“Com a parceria das entidades representativas do empresariado, o Sebrae realiza o Sul Conecta, um evento que vai abordar questões primordiais no momento que vivemos. É preciso ressaltar a importância dessas parcerias, em promover o Sul Conecta, com os eventos já consolidados na região, para propor a discussão de temas tão relevantes”, considera o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin. “Esta é uma iniciativa muito importante para Tubarão e toda a região, por informar, impulsionar e motivar o empreendedor a se posicionar no pós-pandemia. É mais uma demonstração de que a união de esforços sempre é positiva e, acreditamos, capaz de acelerar resultados, mesmo em meio a um ano desafiador como tem sido 2020. A Acit é parceira e está engajada para fazer deste evento um grande sucesso”, reforça o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Gean Carlo de Bom da Silva.

“Estamos passando por um momento transformador e nada melhor que um evento conectando os empreendedores das três microrregiões do Sul para alavancarmos os negócios já existentes e criarmos cada vez mais uma cultura empreendedora em nossa região. Nós da Aciva sempre tivemos o Sebrae como grande parceiro, inclusive em nosso evento anual, o FAN, que completa a oitava edição em 2020, por isso é uma satisfação, juntamente com outras Associações Empresariais parceiras, promovermos o Sul Conecta e ajudarmos de alguma maneira a fomentar o empreendedorismo em nossa região”, finaliza o presidente da Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (Aciva), Alberto Sasso de Sá.

Conteúdo atual

Gelosa acrescenta que o Sul Conecta é um evento multi-institucional que reunirá entidades de toda a região para discutir os cenários do empreendedorismo e das novas tecnologias durante e pós pandemia. “Faz parte dos desafios impostos em 2020, a manutenção dos negócios e trabalhos, além da adaptação às novas tecnologias, pois avançamos em meses o que era esperado para daqui alguns anos. Isso é desenvolvimento e evolução e será abordado no Sul Conecta”, destaca.

O evento terá início às 19 horas, com Gil Giardelli e o tema “Inovação, Transformação Digital e Sociedade 5.0 no cenário pós pandemia”. Ele afirma que “estamos vivendo uma transição muito grande e no centro está a sociedade 5.0, um conceito apresentado pelo governo japonês no encontro do G20, grupo das maiores economias do mundo. Isso significa usar a tecnologia para colocar o ser humano no centro de tudo. Vamos falar sobre isso, sobre o conceito green innovation e sustentabilidade, além de tratarmos sobre inteligência artificial, inclusive com a presença de uma robô humanoide, a Pepper”.

Na sequência, às 20 horas, Ana Carla Fonseca (Cainha) abordará o tema “Papel das Pequenas Empresas no Desenvolvimento das Cidades”. Ela adianta que “Santa Catarina possui uma veia empreendedora e empresarial que inspira todo o Brasil. É chegada a hora da região Sul se valer de toda a sua potência e se reinventar com base em inovação e empreendedorismo. Vamos falar sobre os desafios e oportunidades para que isso aconteça, abordando, principalmente, a transformação digital, uso de tecnologias, inovação e empreendedorismo criativo”.