As boas práticas de desenvolvimento socioeconômico foram debatidas no Fórum DEL 2019

As boas práticas de desenvolvimento socioeconômico nos municípios foram debatidas entre os dias 03 a 05 de setembro no V Fórum de Desenvolvimento Econômico Local. Promovido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), o evento reuniu prefeitos, empresários e lideranças de diversos municípios que já possuem o Programa DEL da Facisc, mas também apresentou as novas oportunidades e soluções para a promoção de mudanças da estrutura socioeconômica das cidades que desejam implantar o programa.

A Associação Empresarial de Içara (ACII) esteve presente e representada pelo vice-presidente da Indústria, Comércio e Serviços, Joel Valentin Seldenreich, e pelo vice-presidente de Relações Internas e Institucionais, Lucas Lemos Serafim.

O Programa Del

A metodologia implantada pela Facisc e as Associações Empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo, dois no Rio Grande do Norte e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo.

A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.