Diretoria da ACII busca em Rio do Sul inspiração para desenvolver ações práticas no Sul catarinense

Membros da Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Içara (ACII) cumpriram agenda nesta quarta-feira, dia 23, em Rio do Sul. No Centro de Inovação Norberto Frahm – CINF, foram recebidos pelo presidente da Associação Empresarial (ACIRS), Jean Sandro Pedroso, pelo vice-presidente Cleiton Pamplona Peters e demais integrantes da equipe.

“Dentro das nossas possibilidades optamos por escolher algumas cidades para visitar e, mesmo Rio do Sul estando bem distante de Içara, nos empenhamos para vir até aqui e conhecer as ações realizadas pela ACIRS e pelo CINF. Ficamos entusiasmados, tanto com as dependências físicas, os projetos, as pessoas e a gestão. O trabalho que conhecemos hoje é digno de lideranças envolvidas no processo do associativismo”, avalia a presidente da ACII, Adriana Mara de Oliveira.

A pauta do dia incluiu a apresentação da estrutura física e operacional do CINF, que serve como sede da ACIRS, Sebrae, Núcleo de Desenvolvimento de Incubação da Unidavi, Observatório Social e Casa do Empreendedor, e uma explanação referente a feiras e eventos, a exemplo da Fersul. O grupo conheceu ainda algumas das ações relacionadas ao Ecossistema de Inovação.

Fizeram parte também da comitiva o secretário executivo da ACII, Deinyffer Marangoni, o diretor de Relações Internas e Institucionais, Lucas Lemos, e a vice-presidente Tatiana Pavei, que é candidata a presidente da entidade para a próxima gestão.

“Mesmo a nossa cidade sendo menor a gente sonha, né? Por isso, viemos em busca de grandes projetos. Às vezes, a gente está acomodado e precisa de uma história inspiradora, a exemplo do que encontramos aqui, para fazer acontecer também na nossa cidade”, ressalta Tatiana.

SOBRE A ACIRS E RIO DO SUL

A Associação Empresarial de Rio do Sul, a ACIRS, foi fundada em 12 de agosto de 1945, na qual representa e integra seus associados para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Alto Vale do Itajaí. Após quase 76 anos, conta com pouco mais de 650 associados, 20 núcleos empresariais, 12 colaboradores e está situada dentro do Centro de Inovação Norberto Frahm – CINF.

A associação mobiliza os empresários por bandeiras como a adequação de capacidade, segurança e duplicação da BR-470, a construção da Ferrovia da Integração, a ampliação dos dutos de gás natural para o interior do estado, a conclusão do Aeroporto Regional do Planalto Serrano e contribui com a gestão dos recursos hídricos no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.

Com 90 anos de fundação, Rio do Sul está a 188 km da capital Florianópolis. A população estimada em 2020 é de 72.006 habitantes, conforme dados do IBGE, sendo a 19ª maior população de Santa Catarina, dos 295 municípios. Principal município da região do Alto Vale do Itajaí, faz divisa com os municípios de Laurentino, Agronômica, Aurora, Lontras, Ibirama e Presidente Getúlio.

O município destaca-se na área industrial, com foco nos setores metalmecânico, eletrônico e vestuário (principalmente na confecção de jeans). No setor agropecuário, destaca-se pela produção de leite, suinocultura e avicultura. Vem apresentando também nos últimos anos forte crescimento na construção civil e no desenvolvimento de software.

Apoio: Assessoria de Imprensa da ACIRS