Seminário de Empreendedorismo encerra com workshop para estruturar ideias

Nem toda empresa inicia com um modelo de negócio definido. Todavia, aquelas que começam com valores, parceiros, produtos, recursos e público-alvo planejados certamente correm menos riscos. Estas são delimitações já previstas no Canvas, uma ferramenta que permite visualizar diferentes aspectos chaves de um empreendimento. “É importante a participação dos clientes e dos colaboradores. Este é processo de equipe”, indica Deinyffer Marangoni. A estruturação de ideias e empresas foi apresentada pelo administrador no encerramento do Seminário de Empreendedorismo e Inovação da Associação Empresarial de Içara nesta quinta-feira, dia 24.

“Foram quase seis horas de imersão no empreendedorismo e inovação ao longo de três dias. Tivemos atividades para o estímulo da criatividade, geração de negócios, troca de experiências e ainda a estruturação de novas ideias. Enfim, encerramos a programação felizes com os resultados alcançados”, coloca o presidente da Acii, Ramiro Cardoso. “Foi um evento que rompeu as barreiras de Içara. Além de todo o conteúdo, consolidamos a troca de contatos e inserimos Içara num contexto mais amplo de empreendedorismo”, pontua a vice-presidente, Adriana Mara de Oliveira.

GESTÃO PODERÁ SER TEMA DE NOVO NÚCLEO EM IÇARA

Além da estruturação de ideias, o SEI 2018 teve o último dia dedicado também ao associativismo. O Programa Empreender foi trabalhado com os núcleos já ativos, mas também com profissionais interessados em novas demandas, por exemplo, excelência na gestão. “O ambiente dos núcleos é feito por quem se doa, mas também está aberto a receber informações”, coloca a consultora da Facisc, Mariane Bergman.

O Programa Empreender foi criado no meio empresarial de Santa Catarina a partir de um modelo pós-guerra de desenvolvimento econômico alemão. A proposta agrega empresas de um mesmo segmento, localidade ou com objetivos em comum. É o caso atualmente dos núcleos formados por jovens, mulheres e também empresas do setor de moda.